Nossa História

O Colégio Príncipe da Paz iniciou suas atividades no ano de 1993, com os cursos Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª à 3ª série.

O Colégio Príncipe da Paz foi fundado em 20 de agosto de 1992 pelas professoras Iranei-de Coelho Pinheiro, Regina Machado e Elvira das Mercês Ribeiro Silva, tendo iniciado suas atividades em janeiro de 1993, com sede provisória à Rua Rampa do Comércio S/N. O Colégio destinou-se a ministrar o ensino pré-escolar e 1º grau para alunos de ambos os sexos com a finalidade de instruí-los e educá-los de acordo com as normas do meio sócio-cultural em que vivem, preparando-os para enfrentar estudos ulteriores e visando sua perfeita integração na sociedade.

Em 1998 o Colégio transferiu-se para Rua Rio Branco, 422 para um prédio, adequado para executar atividades escolares, possibilitando melhor conforto aos alunos.

O Colégio Príncipe da Paz está autorizado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educa-ção sob as resoluções Nº. 643/98 Ensino Infantil e Fundamental 1ª à 4ª série e 346/03 fundamental de 5ª à 8ª série.

Atualmente a escola possui 85 alunos da Educação Infantil e 125 alunos de 5ª à 8ª série.

Há mais de uma década fazemos essa viagem fascinante ao mundo infinito da aprendizagem.


Modalidade de Ensino, Organização, Estrutura e funcionamento dos cursos

O Colégio Príncipe da Paz oferece as seguintes modalidades de ensino:

- Educação Infantil: Pré-Escolar a partir dos 03/05 anos no período matutino.

- Ensino Fundamental: Séries Iniciais (1º ao 5º ano), período matutino.

- Ensino Fundamental: Séries Iniciais (6º ao 9º ano), período vespertino.

- Ensino Médio: (1º e 2º ano), vespertino.

Educação Infantil: Objetivos

Desenvolver na criança uma imagem positiva de si, estimulando a independência, a confiança e a percepção das suas limitações.

- Estabelecer vínculos afetivos, fortalecendo a auto-estima, ampliação das possibilidades de comunicação e interação social da criança.

- Observar e explorar o ambiente estimulando a curiosidade da criança de forma que desperte nela, atitudes de valorização e conservação do mesmo.

- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

- Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, enriquecendo cada vez mais a capacidade expressiva da criança.

- Conhecer algumas manifestações culturais, de forma que a criança adquira atitudes de interesse, respeito e participação, demonstrando valor pela diversi

Educação Infantil: Conteúdos

Linguagem oral e escrita

O domínio da linguagem surge do seu uso em múltiplas circunstâncias, nas quais as crianças podem perceber a função social que ela exerce e assim desenvolver diferentes capacidades. Dessa forma, a organização dos conteúdos de linguagem oral e escrita deve se subordinar a critérios que possibilitem, ao mesmo tempo, a continuidade em relação às propostas didáticas e ao trabalho desenvolvido nas diferentes faixas etárias e a diversidade de situações didáticas em um nível crescente de desafios.

Os conteúdos são apresentados favorecendo:

- Uso da Linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

- Participação em situação de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos como contos, poemas, parlendas, trava-línguas para sua reprodução.

- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.

- Observação e manuseio de materiais impressos, como: livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.

- Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa.

- Participação em situações que envolve a necessidade de explicar e argumentar suas ideias e pontos de vista.

- Relato de experiências vividas e narração de fatos em sequência temporal e causal.

- Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original noque se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.

- Participação em situações em que a criança leia, ainda que não a faça de forma convencional.

- Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário.

- Valorização da leitura como prazer e entretenimento.

- Prática de escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

- Respeito pela produção própria e alheia.

- Devem ser trabalhados também conteúdos atitudinais, que envolvam temas relacionados à cidadania, saúde, ética, meio ambiente, sem esquecer de explorar a realidade próxima do aluno e o conhecimento prévio do educando, além de trabalhar a identidade e a autonomia, o movimento, a música e as artes visuais.

Ensino Fundamental -
Objetivos


- Perceber-se integralmente, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

- Conhecer e cuidar do próprio corpo valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsalidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva.

- Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo as diferentes intenções e situações de aprendizagem.

- Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Competências e habilidades - 1º Ano (Alfabetização)


- Conhecer todo o alfabeto.

- Ler, escrever e interpretar pequenas frases e textos.

- Ler textos de gênero diferentes.

- Identificar informações explícitas em textos de narrativas simples (bilhete, convite, propaganda, histórias infantis, contos, fábulas, histórias em quadrinhos).

- Reconhecer, interpretar linguagem não verbal.

- Fazer uso da expressão oral e escrita no seu cotidiano de forma livre e espontânea.

- Identificar e registrar números do sistema de numeração decimal (noções de unidade, dezena, centena).

- Solucionar pequenos probleminhas que envolvam noções de adição e subtração.

- Produzir e caracterizar figuras geométricas.

Competências e habilidades - 2º e 3º Ano

Desenvolver o auto conceito

- Apresentar-se e apresentar outras pessoas.

- Identificar características próprias e de outros.

- Relacionar-se com os diferentes grupos sociais com os quais convive (família, colegas, vizinhos).

Trabalhar de forma organizada

- Organizar-se em diferentes tipos de grupos.

- Participar contributivamente em grupos.

- Desempenhar diferentes papéis no grupo de trabalho.

Comunicar-se adequadamente

- Identificar signos ou ícones e usá-los adequadamente.

- Produzir textos e mensagens orais e escritas sempre.

- Saber ouvir e executar instruções verbais, não verbais.

- Relatar experiências.

- Utilizar adequad

Leitura:

- Reconhecer o tema do texto narrativo simples.

- Identificar informações explícitas em outros gêneros textuais como: comuni­cado da escola, pequenos poemas descritivos e narrativos;

- Ler com fluência, ritmo e entonação;

- Ler textos de gêneros diferentes;

- Inferir o sentido de palavras em textos simples;

- Localizar informações explícitas em narrativas curtas, tais como: histórias infantis, contos, fábulas, etc;



Produção Oral:

- Receber e produzir mensagens orais;

- Reconhecer, interpretar e utilizar a linguagem não verbal;

- Ouvir atentamente quando alguém fala;

- Contar oralmente fatos e ocorrências do dia-a-dia: recados, estórias, brincadeiras;

- Combinar letras citadas, palavras e frases nas estruturas lingüísticas de uso comum;

- Expressar autenticamente nas mais diversas situações;



Produção escrita:

- Escrever compreensivelmente pequenas estórias, quadrinhos, poesias, notícias, bilhetes e cartas.

- Fazer uso da expressão oral e escrita de forma livre e espontânea.



Linguística:

- Empregar adequadamente conhecimentos lingüísticos gramaticais pertinentes;

- Empregar corretamente maiúsculas, minúsculas, cursiva e de imprensa.



Matemática:

- Ler, registrar e interpretar números segundo os princípios do sistema de numeração decimal (até centena).

- Estabelecer relações observando as regularidades estruturais e operatórias.

- Aplicar técnicas operatórias, usando os algarismos com compreensão.

- Criar, interpretar e solucionar problemas.

- Identificar e registrar números e realizar operações simples.

- Identificar e operar com valores do sistema monetário brasileiro.

- Observar, explorar e manipular formas e objetos no espaço.

- Reproduzir e caracterizar as figuras geométricas.

- Ler domínio sobre as operações matemáticas (adição e subtração).



História e Geografia

- Interpretar símbolos e legendas.

- Utilizar croquis, maquetes identificando a sala de aula, trajetória de casa até a escola, etc.

- Compreender os fatos que contribuem para as mudanças do meio físico e social.

- Valorizar os recursos naturais do seu meio.

- Valorizar a cultura local, regional e do país.

- Localizar-se no espaço tomando como referência o espaço imediato a circunvizinhança e o município.

- Refletir e adotar atitudes com a vida em família e em comunidade participando dela de forma ativa e consciente.

- Reconhecer a importância da interação entre as atividades urbanas e rurais para a cidadania.

- Refletir sobre a utilização dos recursos de comunicação interpessoal e de massa.



Ciências

- Desenvolver o espírito crítico no enfrentamento, análise e soluções de problemas por meio de uso racional da observação, experimentação e outras atividades.

- Reconhecer a diversidade dos seres vivos, identificando as relações existentes entre eles e o meio ambiente.

- Relacionar a evidência dos fatores que interferem nas transformações do meio ambiente, incentivando sua preservação.

- Reconhecer a importância da água, do ar e do solo para os seres vivos, identificando suas formas de preservação e utilização.

- Identificar recursos e meios de preservação da saúde, utilizando-os em sua defesa.

- Estabelecer relações entre qualidade de vida, saúde e alimentação.

- Identificar o funcionamento dos sistemas básicos do corpo humano para a preservação da saúde

Competências e habilidades - 4º e 5º Ano

Desenvolver o auto conceito

- Desenvolver o gosto de fazer apresentação em grupo com desembaraço.

- Estabelecer metas realistas, atingí-las e avaliá-los.

Trabalhar de forma organizada

- Organizar-se em diferentes tipos de grupos.

- Identificar signos ou ícones e usá-los adequadamente.

- Identificar, ler, interpretar e escrever diferentes tipos de textos: propaganda, avisos, cartas.

- Ler e interpretar textos literários jornalísticos simples.

- Expressar-se com coerência na linguagem oral.

- Saber ouvir e executar instruções verbais, não verbais e escritas.

- Relatar experiências.

- utilizar adequadamente o dicionário, catálogos, guia postal, arquivos.

Língua Portuguesa

Leitura:

- Estabelecer relação de causa-consequência entre partes e elementos do texto.

- Identificar elementos constitutivos de uma narrativa simples (espaço).

- Identificar a finalidade de um texto narrativo simples.

- Ler com fluência, ritmo e entonação.

- Compreender, interpretar, distinguir e hierarquizar idéias.

- Discutir e julgar textos, relacionar e integrar conhecimentos.

- Empregar e intertextualizar as leituras realizadas.

- Ler textos de gêneros diferentes.

- Ler corretamente textos diversos.

- Identificar informações explícitas no texto.

- Distinguir textos e não textos.

- Inferir o sentido de palavras em textos simples (história em quadrinhos).

- Interpretar textos com o auxílio de recursos gráficos.

- Localizar informações implícitas e/ou explícitas em textos narrativos curtos tais como: histórias infantis, contos, fábulas, comunicação da escola com os pais, pequenos poemas descritivos e narrativos.

- Reconhecer o tema do texto narrativo simples.

- Identificar informações em texto narrativo simples seja ela em prosa ou em verso.



Produção escrita:

- Organizar de forma lógica: idéias, argumentos e pensamentos;

- Fazer o uso da expressão oral e escrita de forma livre e espontânea;

- Ouvir atenta e criticamente, respeitando o interlocutor;

- Reconhecer, interpretar e utilizar linguagem não verbal;

- Estruturar a mensagem com coerência e coesão;

- Organizar textos em parágrafos, obedecendo as normas estéticas de distribuição das palavras no papel da escrita para a esquerda;

- Aplicar ortografia na comunicação oral e escrita.



Linguística:

- Empregar adequadamente conhecimentos;

- Respeitar os padrões de textualidades aplicados aos diversos tipos de textos: narrativos, descritivos, poéticos e outros;

- Compreender e aplicar conhecimentos linguísticos implícitos nas diferentes situações da língua oral e escrita;

- Empregar corretamente maiúsculas, minúsculas, letras cursivas e de imprensa.



História e Geografia

- Interpretar símbolos, legendas e escalas;

- Utilizar mapas identificando municípios, estados, as regiões brasileiras e o país;

- Compreender os fatos que contribuem para as mudanças dos meios físicos e naturais;

- Valorizar os recursos naturais do seu meio

- Valorizar a cultura local, regional do seu país;

- Localizar-se no espaço tomando como referência sua história pessoal e os acontecimentos da história do município, do estado;

- Refletir e adotar atitudes coerentes com a vida em família e em comunidade;

- Identificar e valorizar as manifestações culturais do município, do estado e do país;

- Reconhecer a influência dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais do município, da região, do estado e do país;

- Reconhecer a importância da interação entre as atividades urbanas e rurais para o município, estado e país;

- Relacionar a organização política e administrativa do município, do estado e do Brasil à vivência da cidadania;

- Refletir sobre a utilização de recursos de comunicação interpessoal e de massa.



Ciências

- Desenvolver o espírito crítico de enfrentamento, análise e solução de problema, por meio de uso racional da observação, experimentação e outras atividades;

- Reconhecer a diversidade dos seres vivos, identificando a relação existente entre eles e o meio ambiente;

- Relacionar as evidências dos fatores que interferem nas transformações do meio ambiente, incentivando sua preservação;

- Reconhecer a importância da água, do ar e do solo, para os seres vivos, identificando suas formas de preservação e utilização;

- Identificar recursos e meios de preservação de saúde, utilizando-os em sua defesa;

- Estabelecer relações entre qualidade de vida, saúde e alimentação;

- Identificar o funcionamento dos sistemas básicos do corpo humano para a preservação da saúde.



Matemática

- Ler, registrar e interpretar número segundo princípios do sistema de numeração decimal (até milhares);

- Integrar e processar informações aos fatos fundamentais;

- Estabelecer relações entre as operações, observando as regularidades estruturais e operatórias;

- Aplicar técnicas operatórias, usando os algarismos com compreensão;

- Criar, interpretar e solucionar problemas;

- Identificar e registrar números racionais e realizar operações simples;

- Estabelecer equivalências, comparar e empregar unidades de medida do sistema;

- Identificar e operar com valores o sistema monetário brasileiro;

- Observar, explorar e manipular formas e objetos no espaço;

- Reproduzir e caracterizar figuras geométricas;

- Interpretar e organizar tabelas simples e gráficos;

- Identificar propriedades comuns e diferentes entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações;

- Identificar propriedades comuns e diferenças entre bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos;

- Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);

- Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados do perímetro da área em ampliação e/ou redução das figuras poligonais;

- Estimular medidas de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não;

- Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como quilo, metro, centímetro e milímetros, Kg, G, Mg, L e Ml;

- Estabelecer relações entre o horário de início e o término e/ou intervalo da duração de um evento ou acontecimento;

- Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores;

- Resolver problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas;

- Resolver problemas envolvendo cálculo ou estimativa de figuras planas.

Competências e habilidades - 6º a 9º Ano

Português

- Utilizar diferentes registros, adequando-os às circunstâncias da situação comunicativa da qual participam.

- Conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas do português falado.

- Compreender os textos orais e escritos.

- Produzir textos orais e escritos com coerência e coesão, adequados a seus destinatários, os objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.

- Valorizar a leitura como fonte de informação.

Matemática

- Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações-problemas.

- Construir o significado do número racional e de suas representações (fracionária e decimal) a partir de seus diferentes usos no contexto social.

- Refletir sobre procedimento de cálculo que levem a ampliação do significado do número e das operações.

- Identificar características das figuras geométricas, percebendo semelhanças, diferenças entre elas, por meio da composição e decomposição, simetria, ampliações e reduções.

- Reconhecer dados e informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los, interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação.

Ciências Naturais

- Compreender a natureza como um todo dinâmico, sentindo-se parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.

- Identificar relações entre conhecimento científico, produção tecnológica e condições de vida.

- Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

- Compreender a saúde como um bem individual e comum que deve ser promovida pela ação coletiva.

- Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

História

- Identificar o próprio grupo de convívio e as relações em que estabelecem com outros tempos e espaços.

- Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais em diversos tempo e espaço, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais reconhecendo semelhanças e diferenças entre elas.

- Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade.

- Questionar sua realidade, identificando alguns dos problemas, refletindo sobre possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.

- Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-o como um direito do povo e fortalecimento da democracia.

Geografia

- Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza e suas múltiplas relações;

- Identificar e avaliar ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos;

- Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;

- Participar ativamente das questões socioambientais locais.

Ensino Religioso

- Entender o conceito de religiosidade num âmbito social, sensibilizando-se pela necessidade de construção de uma sociedade mais justa e cristã.

- Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista.

- Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.

Língua Inglesa

- Conhecer e usar a língua estrangeira como acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais, principalmente em práticas de textos orais e escritos;

- Analisar os recursos expressivos do idioma estudado, relacionando texto/contextos de acordo com a natureza, função, organização, estrutura, condição de produção de textos.

Conselho de Classe

O conselho de classe é órgão consultivo, normativo e deliberativo em assuntos didático-pedagógicos e disciplinares com atuação restrita a cada classe da escola.

Todas as determinações estabelecidas pelo Conselho deverão ser cumpridas por todos os elementos integrantes do grupo.

O Conselho de Classe abrangerá todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio competindo-lhe:

- Examinar e encaminhar ao Conselho de Professores, quando se fizer necessário, a decisão das questões ou dúvidas que possam advir quanto à anulação ou repetição de testes e provas destinadas à avaliação do rendimento escolar.

- Debater o aproveitamento global e individualizado das turmas, analisando especificamente as causas do alto e baixo rendimento das mesmas.

- Proporcionar uma auto hetero-avaliação de todos os elementos competentes do Conselho de Classe, tendo em vista o processo ensino-aprendizagem.

- Discutir por atividades, áreas e disciplinas, a metodologia e recursos a serem empregados nas atividades de apoio de forma que se realizem os reajustes necessários a cada caso, eliminando-se a repetição rotineira do que já foi ensinado.

- Aperfeiçoar o trabalho diário do professor com aluno através dos subsídios fornecidos pela supervisão, orientação educacional e Direção.

São componentes do Conselho de Classe:

Diretor pedagógico
Orientador educacional
Supervisor
Professores
Líderes de Classe

O Conselho de Classe será constituído pelos alunos, professores, sob a coordenação da direção e participação da supervisão e orientação educacional.

São objetivos do Conselho de Classe:

Analisar as causas de baixo rendimento escolar da classe ou do aluno considerando os valores sociais, econômicos, pedagógicos ou familiares;
Acompanhar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e às necessidades de alunos e professores;
Proporcionar meios para que os alunos sintam-se dentro de um autêntico processo educativo como co-responsáveis pela sua formação.

Matrícula

O plano de matrícula será elaborado pela direção da escola e coordenação conforme o calendário escolar.

A direção da escola será responsável pela divulgação do período e dos critérios para efetivação da matrícula;
A matrícula de cada aluno nos diversos cursos mantidos pelo estabelecimento será feita na época prevista, mediante requerimento, dirigido ao diretor pedagógico a quem cabe despachá-lo, deferindo ou não, conforme cada caso;
A partir do ato da matrícula, o estudante, os pais ou responsável tomará conhecimento dos dispositivos no regimento escolar e da Proposta Pedagógica da Escola;
Para matrícula inicial, o aluno deverá apresentar a certidão de nascimento;
A matrícula de cada aluno equivalerá, a um contrato entre ele, ou entre o seu responsável e o estabelecimento de ensino, pelo qual se comprometem a respeitar e cumprir o presente regimento e as determinações da Escola;
Para matrícula de alunos transferidos de outros estabelecimentos de ensino a escola deverá exigir documentos (histórico escolar devidamente assinado pelo responsável) submetendo-se a um teste avaliativo;
Fica estabelecido um prazo máximo de 30 dias para a apresentação dos documentos exigidos no ato da matrícula;
Os pedidos de matrícula serão deferidos dentro do número de vagas fixadas para cada curso, para necessária renovação ou matrícula nova;
Ao término do ano letivo, ambas as partes são livres para renovar ou não o contrato de matrícula para o ano seguinte;
O estabelecimento reservar-se-á o direito de rejeitar a matrícula de qualquer candidato, desde que o motivo determinante de recusa esteja amparado por lei e/ou por este regimento.
Não se recusará matrícula de aluno por motivo de convicção filosófica, política e religiosa.

Calendário Escolar

O calendário escolar será elaborado de acordo com a legislação vigente pelo pessoal administrativo, direção e coordenação, visando programar e disciplinar as atividades do ano letivo, contendo:

- Início e término do ano letivo;
- Feriados, datas comemorativas e festivais;
- Datas de matrículas e rematrículas;
- Período de planejamento e recuperações;
- Período de férias.

Transferências

As transferências serão aceitas em conformidade com as normas baixadas pelo Conselho Estadual de Educação, desde que a escola disponha de vagas.

As Transferências serão consideradas em qualquer época do ano, desde que solicitadas, mediante requerimento do aluno ou de seu responsável.
No documento de transferência, além do requerimento do aluno, constará de acordo com cada caso, as observações: aprovado, reprovado, pendente ou cursando.
A transferência far-se-á em âmbito nacional, observando os princípios e normas legais.
A divergência de currículo em relação às disciplinas da parte diversificada, acrescentadas pela escola, não constituirá impedimento para aceitação da matrícula por transferência.
O aluno que vier transferido de outro estabelecimento de ensino com plano curricular diferente do previsto pela escola, está sujeito à adaptação nas disciplinas que não tenha cursado em série ou fase anterior, até o máximo de 02 disciplinas para o Ensino Médio.

Essa adaptação tem por finalidade atingir conteúdos necessários para o prosseguimento do novo currículo, sem causar prejuízos às atividades normais da série em que o aluno se matricular.

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